DICAS

Culinária Para Iniciantes

Cozinhar é, com certeza, uma questão que passa pela cabeça de muitas pessoas, principalmente daqueles que saíram da casa dos pais recentemente, por exemplo, que vão casar, ou que estão enfrentando os desafios de morar só há um tempo, porém já perceberam que não têm tanta habilidade assim no quesito cozinhar.

A dieta caseira de quem não sabe preparar a sua própria comida é, normalmente: Miojo, salsicha, sopões, shakes, lasanha congelada, sanduíches e, no melhor que se pode fazer, um ovo frito ou cozido. Atire a primeira pedra o solteiro que não se viu vivendo dessa “riquíssima dieta” à base de gorduras e carboidratos nos primeiros meses fora da casa dos pais. É um pouco dramático, mas partir da premissa de que você – você mesmo – precisa cozinhar para se manter íntegro, saudável, aguentando o tranco do dia a dia, é um bom exercício motivacional.

Essas pessoas veem seus amigos e familiares preparando diversos pratos na cozinha e acreditam que eles são verdadeiros mestres-curas, porém não conseguem visualizar que cozinhar é um processo, que assim como tudo na vida, necessita de um período de aprendizado e prática, para que, dessa maneira, seja possível chegar a, pelo menos, preparar refeições para o seu dia a dia.

Não estamos falando para você ser um chef, como Alex Atala, nem o Olivier Anquier, nem o Claude Troisgros. Mas, para começar esta jornada, tem que ser “na humildade”.

A culinária é um conhecimento e habilidade essencial para a vida de qualquer pessoa, de qualquer idade e cultura. A arte de cozinhar precisa ser aprendida, praticada e aperfeiçoada diariamente. Todo ser humano precisa se alimentar com diversas refeições ao dia. E você não deveria se acomodar em sempre depender dos outros para fazer sua própria refeição.

Para lhe ajudar na iniciativa de cozinhar, preparei abaixo algumas dicas para iniciantes na culinária:

ANTES DE COMEÇAR

Agora que você decidiu que quer fazer alguma receita você tem que escolher uma receita simples e fácil. Uma receita que não tenha muitos ingredientes e nem muitos passos na hora do preparo.

Tenha um caderno de receitas (mesmo que você use mais celular ou tablet), deixe um caderno na cozinha, para anotar algumas observações das receitas que você está fazendo e coisas que você aprende no processo. Dessa forma da próxima vez que for fazer a receita vai se lembrar.

Procure receitas que já foram testadas por pessoas de sua confiança. Assim, fica mais difícil de tentar fazer uma receita que não vai dar certo. Uma dica é pedir para sua mãe, avó e tias.

O segundo passo é verificar na sua despensa, se você tem todos os ingredientes e equipamentos de que vai precisar na receita escolhida.

ARRUMANDO OS INGREDIENTES

Agora que você já escolheu a receita e viu que tem tudo o que vai precisar, vamos arrumar a mesa de trabalho. A mise en place, (pronuncia-se mizzz an plaça) termo francês usado pelos chefs para designar a arrumação que tem que ser feita antes de começar a receita propriamente dita.

Nesse momento você deve pegar todos os ingredientes e equipamentos que vai precisar e deixar próximo de onde você vai trabalhar. Os ingredientes já devem ser colocados na mesa, pesados ou medidos (se você for usar 2 xícaras de farinha, já deixe as 2 xícaras medidas sobre a mesa). Se for usar legumes, verduras, frutas já deixe descascadas e cortadas. Sua mesa vai ficar como nos programas de televisão com todos os ingredientes em potinhos já na medida certa e os utensílios que você vai precisar, também bem à mão.

É nessa hora que você acende o forno, se a receita pedir forno preaquecido.

Com tudo separado e arrumado é a hora de começar.

Observação: No dia a dia, na nossa casa, quando já adquirimos um pouco de prática na cozinha já não preparamos o mise em place no dia a dia. Mas, em muitos casos é fundamental, principalmente se você não tem tanta prática. Não pule essa etapa.

FAZENDO A RECEITA

A primeira coisa é ler a receita inteira, isso mesmo, dos ingredientes ao modo de preparo. Isso vai te dar uma ideia de todos os processos.

Siga os passos descritos na receita e pacientemente vá misturando os ingredientes que você já preparou anteriormente.

Algumas Dicas

Receitas Básicas

Espero ter ajudado e qualquer dúvida entre em contato.

Abraços,
Patty Martins
contato@aprendercozinhar.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bate-papo aberto
Precisa de Ajuda?
Powered by